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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuidado com o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

Empresas que estão obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica(NF-e) precisam ter cuidado com a emissão do documento fiscal, pois caso ocorram erros que sejam identificados após o processo de autorização, provavelmente precisará cancelar o documento fiscal para emitir um outro, desde que não tenha ocorrido o fato gerador.
O grande problema da operação de cancelamento da NF-e, é que chamará a atenção do Fisco, principalmente se essa operação se repetir, podendo a empresa ser visitada para averiguação de seu estoque quanto aos produtos que constarem do documento cancelado. Por isso, recomendamos cuidado no uso desse tipo de operação.
Portanto, para evitar que tais operações ocorram, faz-se necessário implementar alguns processos nessa nova sistemática de emissão, para que se possa minimizar os fatores que levam a empresa a cancelar um documento fiscal.
Capacitar os responsáveis pelo faturamento, tanto na parte de emissão do documento fiscal, quanto na parte de administração dos processos das operações fiscais que envolvem o faturamento é uma das alternativas para evitar problemas dessa natureza.
Precisa ficar claro, que emitir Nota Fiscal Eletrônica não é simplesmente preencher os campos da nota eletrônica, mas ter a certeza que aquela operação fiscal que está sendo registrada reflete a realidade da operação que será realizada, mesmo em situações de contingência.

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