Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Responsabilidade social com a Nota Fiscal Eletrônica

Empresas que passam a emitir Nota Fiscal Eletrônica(NF-e), bem como as que desenvolvem software com essa finalidade, contribuem para a preservação do meio ambiente, e isso é um dos pontos mais importantes no exercício da responsabilidade social. Desde o início desse projeto, já foram autorizadas mais de um bilhão e quatrocentos milhões de NF-e.

Se levarmos em consideração que a nota fiscal modelo 1 era impressa em 4 vias, e hoje com a NF-e, só é impresso uma via para o DANFE, ao multiplicarmos a quantidade de vias que deixaram de ser impressas(3) pelo total de NF-e autorizadas até hoje, podemos afirmar que foram deixados de ser impressos mais de quatro bilhões duzentos milhões de papéis no formato A4, representando aproximadamente oito milhões quatrocentos mil resmas de papel A4 que deixaram de ser utilizadas.

Sabendo-se que a produção de uma tonelada de papel obriga a derrubada de 20 árvores de médio porte, e que uma tonelada de papel é consumida pela produção de 400 resmas de papel do tipo A4. Com estes dados podemos concluir que deixaram de ser derrubadas aproximadamente 420.000 árvores até a data da publicação desse artigo.

Constata-se que as empresas emitentes de NF-e, não só reduzem seus custos operacionais relativos a: consumo de papel, espaço físico para armazenagem de documentos fiscais, tempo para autorização de documento fiscal, eliminação do retrabalho, como também usufruem dos próprios benefícios gerados pela redução da derrubada de árvores, contribuindo para que nosso país avance rumo ao desenvolvimento econômico sustentável com menos agressão ao meio ambiente.

Nenhum comentário: